curso

Chá para gases intestinais e estomacais



Veja algumas receitas de chá para gases em excesso que trouxemos para a postagem de hoje. Listamos 4 receitas de remédios naturais: 2 para gases estomacais e 2 para gases intestinais. Fizemos isso para você ter mais opções na hora de fazer o chá.

Esse problema, como todos sabem, é muito comum. Há diversas causas para o acúmulo dos gases, como alimentos gordurosos e ricos em fibras, bem como antiácidos, bebidas com gás, sedentarismo, prisão de ventre, entre outros. 

Leia também: Chá para emagrecer

Os sintomas mais comuns são barriga inchada, flatulências, prisão de ventre, cólicas intestinais e dores abdominais. Ter muitos gases presos pode causar até mesmo taquicardia.

Existem muitas maneiras de prevenir o problema. Beba bastante água durante o dia, cerca de 1 litro e meio. Evite tomar refrigerantes e outras bebidas que possuem acúmulo de gás. Mantenha-se longe de leite, e derivados, assim como alimentos ricos em carboidratos.

Às vezes, quando engolimos muito ar, o problema também aparece. Neste caso o tratamento pode ser bem mais fácil: basta mascar chicletes. Mas quanto o problema é no estômago é necessário outras medidas. É aí que entra o tratamento caseiro.

Entre as plantas medicinais que ajudam no tratamento estão o anis estrelado, o coentro, o funcho e o genciana. Veja o que fazer:

1. Intestinais


1.1 - Erva cidreira

Para eliminar esses gases, tome o chá de funcho com erva cidreira. É fácil, você acabará com a cólica num instante, veja:

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de erva cidreira
  • 1 colher de sopa de funcho
  • 1 xícara de água


Modo de preparo
Ferva a água e adicione as ervas na xícara. Depois encha com água fervente, e então tape. Depois de amornar, coe e tome. A posologia indicada é de 3 a 4 xícaras por dia. Não adoce, porque isso pode causar efeitos opostos.


gases

1.2 - Erva doce

Essa receita alternativa é feito com as sementes da erva doce.

Ingredientes:
  • 1 colher de chá do fruto/semente da erva doce
  • 1 xícara de água


Modo de preparo
Ferva a água antes de tudo, e depois acrescente as sementes, tampe e deixe abafando por 10 minutos.

intestinais

2. Estomacais


2.1 - Rúcula

Ingredientes:
  • 2 folhas de rúcula
  • 1 xícara de água


Modo de preparo
Bata as folhas no liquidificador junto com a água. Não esqueça de lavar bem as folhas antes. Coe e beba, adoce se preferir.

estomacais

2.2 Folhas de abacateiro

Essa alternativa é feito com as folhas do abacateiro.

Ingredientes:
  • 30 gramas das folhas secas de abacateiro
  • 1 litro de água


Modo de preparo
Coloque as folhas em uma chaleira e acrescente a água. Ferva por cinco minutos, espere amornar, coe e beba. Você deverá tomar uma xícara a cada hora, até eliminar os gases.

chá para gases


Gases em bebês


É interessante notar que nos casos dos recém nascidos as medidas não podem ser as mesmas. Antes de tudo siga alguns processos para acabar com os gases do bebê. Deite-o com a barriga para baixo, e friccione suavemente suas costas. 

Com ele de barriga pra cima, massageie suavemente a zona abdominal. Preste atenção na forma como segura ele para mamar, e tome sempre cuidado com sua alimentação. Em casos extremos, procure um médico.


AVISO IMPORTANTE
Todas as receitas aqui contidas servem tão somente à informação. Todo cuidado é necessário na hora de ingerir essas plantas, sendo necessário a consulta de um profissional adequado e com experiência na área dos medicamentos naturais. Só assim para você fugir das contra-indicações.


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário