Remédios caseiros naturais para gripe



A gripe é uma das enfermidades mais comuns, e que atinge qualquer pessoa. Não é raro aparecer um incomodo nas vias respiratórias, que logo pode se tornar algo mais grave. Nesse momento, nada melhor que a medicina natural. Já falamos aqui no blog sobre tratamentos naturais para resfriado, e eu recomendo a leitura desse artigo, caso você ainda não tenha feito. 


Os remédios naturais para a gripe são muito fáceis de encontrar, e o preparo de qualquer receita aqui contida não demorará mais que 15 minutos. Sugerimos três opções para tratar o problema, para que você possa optar pela receita que esteja mais ao seu alcance.

remédio

Antes de falar das ervas medicinais que usaremos no preparo, é necessário esclarecer sobre os sintomas causados pela gripe. Às vezes eles são confundidos com algo mais grave, ou ainda mais leve, como um resfriado. É necessário estar atento à isso para se esquivar de outras complicações.

Quando os sintomas recorrentes da gripe se apresentam de uma forma mais intensa, pode ser um caso de dengue. E nessa situação, um médico deve ser consultado imediatamente. A gripe mesma pode ser mais complicada, já que existem vários tipos de vírus transmissores.

A tosse é um dos sintomas mais presentes nessa enfermidade, e ela também se apresenta tanto no resfriado, como na dengue. A dor de garganta também de vez em quando aparece como sintoma. 

Em outro post do blog, que ensinamos remédios caseiros para dor de garganta e tosse, há uma explicação sobre as diferenças dessas manifestações no organismo, e como diferenciá-las. Não deixe de ler esse artigo. 

Líquidos são de suma importância no tratamento da gripe, tanto na de adultos como na infantil. Lembre-se sempre disso. Enfim, vamos às receitas.


Sabugueiro


Se você tem dificuldade para encontrar o sabugueiro, a sugestão é procurar em mercados, farmácias ou lojas especializadas, um pacote de ervas já desidratadas. Na embalagem estão descritas as instruções de uso. Vale a pena por esse remédio caseiro ser forte, aumentando a probabilidade de cura.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • duas colheres (sopa) de flores desidratadas de sabugueiro.



cura

Modo de preparo
Em um litro de água fervendo, adicione as colheres de flores desidratadas de sabugueiro. Tampe e espere uns minutos. Tome três xícaras desse chá por dia, até acabar a gripe.


Chá de ervas


O preparo do chá é extremamente fácil, mas são necessárias vários tipos de ervas. Você encontrará todas em uma farmácia ou loja especializada em plantas medicinais.

Ingredientes:

  • uma colher (sopa) de folhas de eucalipto
  • uma colher (sopa) de folhas de guaco
  • uma colher (sopa) de hortelã
  • uma colher (sopa) de alfavaca
  • uma colher (sopa) de poejo
  • uma colher (sopa) de sabugueiro
  • 1 litro de água

erva natural


Modo de preparo
Misture todas as folhas em um recipiente, e coloque um litro de água para ferver. Quando ela estiver quente, adicione as ervas e deixe no fogo por mais de 15 minutos. Depois coe e tome de 4 a 5 vezes por dia.


Alcaçuz


O alcaçuz possui muitos componentes que ajudam no combate a gripe. Porém é bom ficar atento aos efeitos colaterais. Se você toma anti-inflamatórios, anticoagulantes e corticoides, opte por outra receita. 

Ingredientes:

  • 4,5 gramas (uma colher e meia)  de raiz de alcaçuz
  • 150 ml de água (ou uma xícara)

tratamento natural

Modo de preparo
Ferva a água e coloque a raiz, e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Beba uma xícara desse chá de três a quatro vezes por dia.

Bônus

As dicas bônus são a respeito dos cuidados que você deve tomar além dos remédios naturais. É importante você manter a alimentação de uma maneira correta. Não tome nada gelado, e beba muita água para melhorar os fluídos. São dicas básicas, que até mesmo os veterinários recomendam aos donos de cachorros com gripe.

Visite as outras páginas do Economize com Plantas, você encontrará muito mais dicas!



AVISO IMPORTANTE
Todas as receitas aqui contidas servem tão somente à informação. Todo cuidado é necessário na hora de ingerir essas plantas, sendo necessário a consulta de um profissional adequado e com experiência na área dos medicamentos naturais. Só assim para você fugir das contra-indicações.


 Leia Também



Nenhum comentário:

Postar um comentário